quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

VOCÊ É A FAVOR OU CONTRA AS CÉLULAS TRONCO?

JÁ DISSE TUDO, TANTAS VEZES, E DE TÃO IGUAL MANEIRA QUE ARRISCO ME REPETIR E SER CHATO. ESCREVO NA MESMA LINHA DE RACIOCÍNIO DE JOÃO CABRAL, SEM O SEU GÊNIO, SEM O SEU TORPOR ANTE A EMOÇÃO. PENSO NÃO CARREGAR NAS TINTAS PARA NÃO BORRAR O QUADRO, OU FAZÉ-LO ENJOADO PARA O VER-SE. BUSCO SEMPRE O CORTE PRECISO DE QUE FALA CABRAL, O CORTE NÃO DE ASSASINO, E SIM DE CIRURGIÃO, NÃO PARA ABRIR, RASGAR,ARREBENTAR, O CORTE PARA NÃO DOER, PARA NÃO SANGRAR. É PRECISO NÃO "POETIZAR O POEMA" COMO QUER O MESTRE, MAS É PRECISO TAMBÉM REVELAR A BELEZA DO QUE PERMANECE OCULTO, TRAZER À TONA, EMERGIR, EXPLODIR.É PRECISO TAMBÉM NO MEIO DA SECURA DA ESCRITA, SENTIR O QUE SE ADVINHA NO MEL, NA ÁGUA, NO FLUIR DE LÍQUIDOS, QUE OS FAZ MAIS PALATÁVEIS QUANDO MAIS DENSOS, MAIS DOCES QUANTO MAIS PEGAJOSOS.NO COMEÇO DESSE MÊS O STF , VAI DECIDIR SE PODE OU NÃO CONTINUAREM AS PESQUISAS COM CÉLULAS TRONCO, ESCREVI O QUE VOCÊ LEU ACIMA PENSANDO NISSO, NÃO CHOREI, NÃO VOU CHORAR.
MAS NÃO DISSE AINDA TUDO, OU SE DISSE, O FIZ DE MANEIRA INCONSEQÜENTE, TOSCA, POBRE. ENTÃO O QUE FALTA DIZER? FALTA QUE EU DIGA QUE AMO A VIDA E TUDO O QUE VICEJE, FOMENTE, GERE, CRIE, PARA, MULTIPLIQUE, ENFIM, LEVE ADIANTE A VIDA, QUE SÓ É BELA POR QUE SE ACABA, NUNCA SE ACABANDO.
QUANDO A HUMANIDADE DEIXAR AS GUERRAS, OS ESTUPROS, A TORTURA, E TODA ESPÉCIE DE INFÂMIA QUE NOS FAZ PIORES DO QUE SOMOS, QUANDO ELA SE CANSAR DE SER CÂNCER DE SÍ MESMA, QUANDO QUISER O QUE LHE PERTENCE, O QUE DEUS TEM PRA LHA DAR DESDE SEMPRE; E ELA, COMO ADOLESCENTE MIMADO, REJEITOU POR SER FÁCIL, POR SER DADO, SE OUVIRÁ UM SOM DE DENTRO, UM SOM PERFEITO, O NOSSO FADO É SUCESSO.
QUERO TERMINAR FALANDO DAS CÉLULAS TRONCO.
SE NÃO FOREM USADAS PARA SALVAR GENTE DOENTE, VÃO SERVIR(MUITO BEM) PARA ADUBO DE LIXÕES; LÁ QUANDO NA BARRIGA DE ALGUM URUBU SARCÁSTICO, OUVIR-SE-Á UMA RISADA MALÉVOLA, SATANÁS DIRÁ: COMO É FÁCIL MANIPULAR ESSA GENTE!
CÉLULAS TRONCO EMBRIONÁRIAS QUE SERÃO USADAS, SÃO CÉLULAS(OITO APENAS) QUE SOBRAM DAS CLÍNICAS DE FERTILIZAÇÃO, NÃO SERÃO IMPLANTADAS EM NENHUM ÚTERO PELA RAZÃO MUITO SIMPLES DE QUE OS GENITORES DESSES EMBRIÕES JÁ UTILIZARAM AS QUE PRECISAVAM PARA ENGRAVIDAR, ENTÃO ESSAS OITO CÉLULAS SÃO CONGELADAS EM NITROGÊNIO E DESCARTADAS, ISSO MESMO, JOGADAS NO LIXO. SE A GENITORA FOR INOCULADA COM TODOS OS EMBRIÕES QUE SÃO GERADOS NO PROCESSO DE GRAVIDEZ ARTIFÍCIAL, FICARIA GRÁVIDA DE VÁRIOS BEBES. COMO SOBRAM EMBRIÕES(POR MOTIVO QUE DESCONHEÇO), ÕS MESMOS VÃO PARA A LIXEIRA.
VAMOS CONHECER UMA CRIANÇA DE SEIS ANOS COM DISTROFIA MUSCULAR, QUE VENDO SEUS AMIGUINHOS BRINCANDO CHORA EM SEU QUARTO UM DOR IMENSA, PENSE NO CORPINHO CONVULSO DAQUELA CRIANÇA, ENTRE NO QUARTO DELA E VEJA SEUS BRINQUEDINHOS, OLHE BEM O ROSTINHO DELA, COMO QUE INDAGANDO PORQUE NÃO PODE SEGURAR AS COISAS, PORQUE ELA É DIFERENTE DAS OUTRAS, PORQUE TEM DE IR A HOSPITAIS CONSTATEMENTE, PORQUE O PAPAI DO CÉU FOI TÃO DURO COM ELA.
PENSE QUE ESSA CRIANÇA TEM UMA CHANCE, QUE EXISTE UM MEIO DE CURÁLA, A SALVAÇÃO PARA SUA DOR. MAS LEMBRE QUE QUEREM ACABAR ATÉ ESSE SONHO, PORQUE JULGAM QUE É MELHOR ENVIAR OITO CÉLULAS PARA O LIXO QUE COM ELAS SALVAR VIDAS.
TUDO BEM VOCÊ É FRIO E RACIONAL E PENSOU: ELE ESCREVEU ISSO POR SOFRER DE MAL DE PARKINSON, QUER SE BENEFICIAR USANDO A CRIANÇINHA. VOCÊ ESTÁ CERTO. MAS LEMBRE-SE: A CRIANÇA EXISTE, NÃO FOI INVENTADA, NEM É SÓ UMA, SÃO MUITAS.
MILHÕES SERÃO BENEFICIADOS, MUITAS DOÊNÇAS INCURÁVEIS TERÃO CURA.
ME DIGA AGORA, VOCÊ É A FAVOR OU CONTRA AS CÉLULAS TRONCO?

2 comentários:

Marcelo Novaes disse...

Olá, Wellington!

Você está absolutamente certo no seu raciocínio, do meu ponto de vista. Se eu escrevesse a respeito ( não o fiz, mas já debati com amigos, já expus minha opinião a quem me perguntou), iria exatamente na mesma direção do teu argumento. Há um certo "preciosismo" na "defesa da vida, em tese" proposta pela igreja católica, neste caso.Há os que temam abusos éticos de outra espécie a partir deste caso, por exemplo, uma ânsia vindoura de "depuração genética", ou experiências franksteinianas com a biologia. Bom, os que de fato temem pelos possíveis descaminhos futuros, que zelem por uma boa legislação que os coíba, mas não pelo ponto de partida, absolutamente legítimo, das experiências iniciais que estão propostas hoje, para os fins a que se propõem.As experiências com células tronco, nas condições dadas, "in vitro", já descartadas por seus genitores, não pode violar qualquer vida ou promessa de vida. Só viabilizar a melhora de vida de pessoas com doenças metabólicas crônicas,neuronais, bioquímicas ou degenerativas.

Assino embaixo.


Marcelo.

www.mirzesouza.blogspot.com disse...

Sou católica e claro que sou a favor. A Igreja ignora a ciência. Quer coisa mais ridícula que proibir o uso de contraCEPTIVO? Ela está zilhões de anos-luz atrasada. Muito boa sua exposição!
Parabéns

Abraços

Mirze