sábado, 17 de janeiro de 2009

MOACY CIRNE

FIZ UM COMENTÁRIO NO BLOG DE HERCÍLIA, QUE A POETA TOMOU POR UMA LEVE CRÍTICA, NÃO ERA, EU DE FATO TENHO MUITO INTERESSE NOS POETAS CONCRETOS, E NENHUM NOS POEMAS DELES. LÓGICO QUE ISSO SE DÁ COM TODO MUNDO, QUEM LÊ CAETANO VELOSO FALANDO DOS CONCRETOS, SOBRETUDO DOS IRMÃOS CAMPOS, FICA DESLUMBRADO PELAS FIGURAS, AI VOCÊ PROCURA ALGO SOBRE OS TAIS SUJEITOS E VENDO ELES FALANDO DE POESIA FICA MAIS FÃ AINDA. O PROBLEMA É QUANDO EU LEIO O QUE ELES ESCREVEM E DIZEM SER POESIA, E EU SEI QUE É, MAS MINHA RELAÇÃO COM A LÍNGUA É MUITO DESLEIXADA, ENTÃO FICO IGUAL A QUANDO ALGUÉM CHAMA JOÃO GILBERTO DE GÊNIO: CONCORDO POR OBRIGAÇÃO, PARA NÃO PARECER IDIOTA, SE BEM QUE ISSO NUNCA ACONTECEU DE FATO, AS PESSOAS COM AS QUAIS CONVIVO, ACHAM JOÃO GILBERTO UMA BESTA À POTÊNCIA DE 5000, NÃO CHEGO A TANTO, APENAS NÃO ACHO ELE UM GÊNIO E PRONTO.
NÃO ENTENDO DE MÚSICA, NÃO VOU DIZER QUE JOÃO É MEU ÍDOLO SÓ PORQUE É BACANA DIZER ISSO, E VOU ALÉM, NÃO SAIRIA DE MINHA CASA PARA VER UM SHOW DELE. CLARO QUE IGNORÂNCIA NÃO É COISA PARA SE VANGLORIAR, MAS NÃO VOU OLHAR PARA UM QUADRO DE PICASSO E DIZER: QUE COISA LINDA! SEM ACHAR LINDO, NEM MESMO BONITO, NÃO QUE NÃO SEJA, APENAS NÃO DISPONHO DOS MECANISMOS DE RECONHECIMENTO DO QUE SEJA BELO EM ARTES PLÁSTICAS.
COMO NÃO CHORARIA ESCUTANDO MOZART, COISA QUE JÁ FIZ VÁRIAS VEZES ESCUTANDO ROBERTO CARLOS, CHICO BUARQUE, E MAIS AINDA LUIZ GONZAGA.
NÃO LI TODO OS SERTÕES, DO EUCLIDES DA CUNHA, PORQUE ACHEI UM SACO, NUNCA FUI COM A LITERATURA DE DRUMMOND, JORGE AMADO É LIXO, PAULO FRANCIS SÓ PRESTOU DEPOIS QUE MORREU, MAINARDI É MUITO MELHOR, SHAKESPEARE É AINDA MAIS DO QUE BLOOM FALA, JOÃO É O POETA MAIOR, TODA RELIGIÃO É CÍNICA, LULA NÃO CHEGA AOS PÉS DE FHC, MARCELO NOVAES É O MELHOR DOS ATUAIS, O VASCO AINDA É O TIME DA VIRADA, O TIME DO AMOR, ROMÁRIO É O CARA, ASTAIRE SOME DIANTE DE JACKSON, A ESQUERDA DO BRASIL É RIDÍCULA, TELEVISÃO É COISA PARA RETARDADO, E MUITO MAIS EU DIRIA SE JÁ NÃO SENTISSE UM CERTO TÉDIO, SE O MEU RIGOR PARA COM AS BOBAGENS ALHEIAS, NÃO ME SERVISSE PARA EVITAR TEXTOS INÚTEIS E VAZIOS COMO ESTE.
O QUE QUERO DIZER É QUE O TAL COMENTÁRIO NO BLOG DE HERCÍLIA, FOI FEITO APÓS UM COMENTÁRIO ELOGIOSO, DO SENHOR MOACIR CIRNE, À POESIA CONCRETA, E QUE PENSEI AO LER O ELOGIO DE UM HOMEM QUE ESCREVE SOBRE HISTÓRIA EM QUADRINHOS: ESSE É MAIS UM DAQUELES INSUPORTÁVEIS SERES QUE ACHAM QUE A HUMANIDADE SE ENCONTRA ALGUNS METROS ABAIXO. VOU AO MEU BLOG E VEJO UM COMENTÁRIO DO SENHOR MOACIR, E POR INCRÍVEL QUE PAREÇA, ERA ELOGIOSO.
SÓ EXISTEM DOIS TIPOS DE HOMENS, NÃO MAIS, SÃO SÓ DOIS: OS QUE ADORAM SER ELOGIADOS, E OS QUE RASGAM DINHEIRO.
PODE-SE DIZER O QUE FOR DE MIM, MAS NUNCA RASGUEI DINHEIRO.
MOACIR, GRANDE MOACIR, GERALMENTE QUEM ME ELOGIA SÃO PESSOAS MAIS NOVAS DO QUE EU, AO SER ELOGIADO POR VOCÊ, MAIS VELHO, MAIS GABARITADO, QUE DEVE TER GOSTADO MAIS DA MANEIRA APAIXONADA E SINCERA COM QUE DEFENDO O QUE GOSTO, DO QUE COM O CONTEÚDO, FIQUEI ORGULHOSO, SATISFEITO.
UM GRANDE ABRAÇO DE QUEM NÃO CONSIDERA LULA UM IMBECIL, COMO NÃO CONSIDERA DRUMMOND UM MEDÍOCRE, MAS SABE QUE NELSON RODRIGUES ESTAVA CERTO AO DIZER: "SEM PAIXÃO NÃO SE CHUPA NEM UM CHICA-BON"

4 comentários:

Moacy Cirne disse...

Obrigado, cara, pelo seu texto. De fato, temos muitas diferenças, mesmo assim - para muitos talvez eu esteja sendo contraditório -, concordo com uma boa parte do que você diz. Não se deve elogiar alguém, por exemplo, só porque a crítica e/ou a mídia elogiam. Por outro lado, as diferenças (de opinião, inclusive) são necessárias e enriquecem o debate democrático. [Espero, sinceramente, não fazer parte da "esquerda burra e ridícula" criticada por você.] Sendo seridoense como sou, tenho o direito de afirmar - sem me parecer absurdo - o seguinte: "Sou um ateu devoto de Nossa Senhora de Sant'Anna". O que, no fundo, não passa de uma versão daquela velha máxima (ou mínima, não sei bem): "Sou ateu, graças a Deus". Como não acredito em Deus, prefiro acreditar na religiosidade popular que se volta para a Padroeira do Seridó. Quanto à poesia concreta, a questão se coloca em outros termos. Há muitos poemas concretos que não me dizem nada. Mas alguns me parecem significativos, sim. Um grande abraço. Em tempo: o Balaio, para a sua visão do mundo, talvez seja mais interessante do que o blogue do Poema/Processo.

Mirse disse...

Que bom Wellington, que estamos vivos!
Como sempre adoro suas postagens pela audácia, ousadia e sinceridade. Acima de tudo pela sinceridade, pois nisso somos iguais.
Conheço o João Gilberto. Ele é um perfeccionista e tem ataques se alguma coisa não estiver perfeita.
Também não o considero um gênio, a não ser pelo tempo que está na mídia. Mas respeito seu "jeitinho".
Lembrei de você ao ler outro dia um dos meus "guardados" do Nelson Rodrigues, onde ele diz: "Se você estiver na rua, ou entrar num bar, cheio... e gritar: VOCÊ AÌ, CANALHA!.... com certeza, afirmou, quase todos se voltarão."
Ri muito e lembrei de que você também é fã dessas genialidades do Nelson.
Continue assim, meu amigo querido! Você é o CARA!!!!

Beijos

mirze

ADRIANO NUNES disse...

Wellington,

Realmente fui um pouco deselegante, mas você se precipitou ao dizer que eu fazia comparações. Erramos ambos e o importante é que A Cultura, As Artes, A Poesia têm esse poder de unir as pessoas. Obrigado pelo seu comentário em meu blog. Não o postei porque era intimista e para mim, por isso o guardei. Como você viu, eu sou médico e torço por você.


Abraço forte!

P.s.: sou vascaíno também e gosto de Romário. Se der, agora nas férias, passo aí em sua cidade, pois estarei em Maceió em fevereiro.

Adriano Nunes.

WELLINGTON GUIMARÃES disse...

MIRSE, QUERIDA AMIGA, EU NÃO SOU O CARA, EU SOU O VATE, A BARDO COR-DE-ABACATE, ESQUECEU FOI?


ADRIANO, O VASCO É TRISTE, POR SER AMOR, TODO AMOR É TRISTE.
AQUI EM PERNAMBUCO TEM UNS CANTADORES DE VIOLA CUJO TALENTO PARA RIMAS DE IMPROVISO SÃO DE IMPRESSIONAR. TEM UM MOTE QUE DIZ QUE FAZ PENA UM HOMEM NASCER, FICAR VELHO E SE ACABAR, TODA VEZ QUE LEMBRO DO BAIXINHO, PENSO NESSE MOTE.
MAS O BOM DA VIDA É ISSO.
ABRAÇOS