quinta-feira, 22 de novembro de 2007

SHAKESPEARE

NOSSO CONHECIMENTO INTERIOR, ABSTRAÇÃO, COGNIÇÃO, CAPACIDADE CRÍTICA, TUDO ISSO SE DEVE EM ENORME MEDIDA A WILLIAM SHAKESPEARE. HAROLD BLOOM EXAGERA AO DIZER QUE ELE(SHAKESPEARE) INVENTOU O HUMANO, MAS NÃO PASSA MUITO LONGE; DIGAMOS QUE ERROU POR POUCO.

O NOME, A PESSOA, A IMAGEM, O CULTO AO GÊNIO É BOBAGEM, O QUE ESSE GÊNIO ESCREVEU, NÃO.

A LITERATURA MUNDIAL PRODUZIU HOMENS COM CAPACIDADE VERBAL GIGANTESCA, ENORME PODER DE INFLUÊNCIA E PERSUASÃO, MAS QUEM PODE SER COMPARADO A SHAKESPEARE? RAPIDINHO : NINGUÉM. FOI O MAIOR GÊNIO HUMANO? TALVEZ. FOI O MAIS IMPORTANTE ? NÃO . O QUE ENTÃO FAZ DELE O HOMEM VENERADO E IDOLATRADO NO MUNDO DOS QUE PENSAM?

RESPOSTA: SEU INTELECTO ABSOLUTAMENTE SUPERIOR.

CHEGA DE PERGUNTTAS E RESPOSTAS , VAMOS AO QUE INTERESSA; ELE TINHA UMA CAPACIDADE DE CRIAÇÃO SEM PARALELO NO MUNDO ATÉ HOJE , QUALQUER FAXINEIRA , BOBO, OU LACAIO SHAKESPEREANO, TEM MAIS CAPACIDADE VERBAL , MAIS RACIOCÍNIO, MAS INTELIGÊNCIA QUE QUALQUER SER HUMANO VIVO. ACHA QUE EXAGERO? ENTÃO VEJA SÓ:O COVEIRO EM HAMLET, O BOBO EM REI LEAR, AS COMADRES , QUEM CONHECE UM ÚNICO SER HUMANO QUE TENHA A AGUDEZA VERBAL , A SOFISTICAÇÃO INTELECTUAL DESSES PERSONAGENS. VEJA BEM , NÃO ESTOU FALANDO DE HAMLET( SEGURAMENTE UM DOS HOMENS MAIS INTELIGENTES QUE QUE EXISTIU , EMBORA NÃO TENHA EXISTIDO FISICAMENTE)FALO DE QUALQUER PEROSNAGEM DO BARDO.
TODA A NOSSA COMPREENSÃO DE NÓS MESMOS SE DEVE ENORMEMENTE A SHAKESPEARE , O QUE PENSAMOS SOBRE O AMOR , ESTÁ EM ROMEU E JULIETA,DEPOIS DE ESCRITO ESSE TEXTO ,QUAL OUTRO CONSEGUIU DIZER ALGO SOBRE O AMOR QUE NÃO TIVESSE SIDO DITO ALI?
HAMLET INCUTIU EM NÓS UM CETICISMO DO QUAL NÃO PODEMOS FUGIR, ELE NOS DÁ UM ESPELHO E O QUE VIMOS É MEDONHO .
OTELO NOS MOSTRA QUÃO ABSURDO PODE SER O CIÚME, E QUÃO PERTO DO ABSURDO ESTAMOS.
SHAKESPEARE NOS OFERECE UMA GALERIA DE GÊNIOS , ELE ERA UM GÊNIO QUE GERAVA OUTROS .
DOSTOIEVSKI FOI UM GÊNIO ABSOLUTO , NÃO HÁ DÚVIDA, MAS QUE TERIA ESCRITO SE SHAKESPEARE NÃO TIVESSE EXISTIDO? QUASE NADA.
MAS QUERO FALAR DA POPULARIDADE DE SHAKESPEARE, ELE É SEM DÚVIDA O MAIS POPULAR DOS GÊNIOS DO MUNDO ATÉ HOJE, QUAL OUTRO GÊNIO FOI TÃO COMENTADO , FILMADO , RECITADO, QUANTO ELE?
ELE FOI O PAI DO PAI DA PSICANÁLISE, FREUD PARTIU DE SUAS PEÇAS PARA ERIGIR SEU PEDESTAL.
SHAKESPEARE NASCEU NO DIA 16 DE ABRIL , MORREU NO DIA 16 DE ABRIL, UNS DIZEM QUE ISSO É LENDA, OUTROS QUE ELE ERA BISSEXUAL, OUTROS QUE NÃO ESC REVEU TUDO QUE DIZEM SER DELE(RIDÍCULO!) OUTROS DIZEM QUE ELE NÃO ERA ELE , SE CHAMAVA LORD BYRON , MAS ISSO SÓ COMPÔE A LENDA DO MAIOR GÊNIO QUE O MUNDO INTELECTUAL VIU NASCER . ELE MOSTROU O HOMEM COMO ELE É : GRANDIOSO E MAU. SE DESCOBERTO FOREM NOVOS PLANETAS , NOVAS FORMAS DE INTELIGÊNCIA, NOVOS MECANISMOS LINGÜÍSTICOS, SE O HOMEM FOR OUTRO SER DAQUI A 1000 ANOS , UMA COISA SERÁ CERTA , SHAKESPEARE NÃO SERÁ ULTRAPASSADO NUNCA , POIS SUA INTELIGÊNCIA É ALGO DESCOMUNAL , SUPERIOR , AQUI E EM QUALQUER TEMPO E PLANETA.

Um comentário:

Mirse disse...

É linda essa defesa Shakespeareana!

O que interessa mesmo é o que voce falou. O mundo se dividiu em eras pre e pro Shakespeare.

Não há dúvida a respeito disso. Nele se fundamentam os grandes poetas, filósofos, psiquiatras e outos tantos que tentam chegar aonde ele chegou.

Valeu, Well!

Aplausos!!!

beijos

Mirse