quinta-feira, 19 de março de 2009

ÍDOLOS E SALVADOR





POETA QUALQUER UM É, POESIA QUALQUER UM FAZ. MAS HÁ UMA ENORME DIFERENÇA ENTRE OLHAR MEU FILHO COM TERNURA E RELATAR ISSO EM LIVRO. ME ARRISCO DE VEZ EM QUANDO A ESCREVER POESIA, MAS SEM PRETENSÃO ALGUMA. DE TODOS OS POETAS QUE LI NA NET, UNS MUITO BONS, OUTROS BONS, O ÚNICO QUE PODE, E COM TODA RAZÃO DO MUNDO QUERER VER O QUE ESCREVEU EM UM LIVRO, IMPRESSO, EDITADO, EM GROSSO VOLUME, É MARCELO NOVAES.
TENHO ELE COMO UM ÍDOLO, NÃO NEGO, NUNCA NEGUEI ISSO. MAS É BOM QUE DIGA O QUE É UM ÍDOLO PARA MIM. ÍDOLO PARA MIM É ANTES DE MAIS NADA A OBRA NÃO A PESSOA. JAMAIS COLOCARIA CHICO BUARQUE ACIMA DE SUA OBRA. FALO DO SENTIDO ESTÉTICO, NÃO MORAL.
A OBRA DE UM POETA É SEMPRE MAIOR QUE ELE, POR MAIS ÉTICO E HONESTO QUE POSSA SER, NINGUÉM VAI SE TORNAR FÁ DE UM CARA POR QUE ELE É HONESTO. AO PASSO QUE EU NÃO VOU DEIXAR DE ADMIRAR CAZUZA PORQUE ELE FUMAVA MACONHA.
ÍDOLO PARA MIM NÃO É FÚRIA, NEM GRITO. ÍDOLO É ABRAÇO. JAMAIS GRITARIA AO VER CAETANO, NEM LHE QUERIA UM AUTÓGRAFO, QUERIA UM ABRAÇO.
NÃO ESPERO DE MEUS ÍDOLOS QUE SEJAM DEUSES, ESPERO QUE SEJAM HUMANOS, ESPERO QUE SEJAM GENTE.
A HISTÓRIA PESSOAL A SER SEGUIDA É A DE JESUS. MAS JESUS NÃO É MEU ÍDOLO, PORQUE QUALQUER QUALIFICAÇÃO QUE DOU A HUMANOS, DAR A ELE SERIA DIMINUÍ-LO. E QUERO SEPARAR AS COISAS. MARCELO NOVAES É UM ÍDOLO MEU. CAETANO, CHICO, JOÃO CABRAL DE MELO NETO, NELSON RODRIGUES, DOSTOIEVSKI, SHAKESPEARE(O MAIOR DELES), MAS NÃO CONFUNDO AS COISAS, DOBRAR OS JOELHOS, CHORAR , DIZER-ME RUIM, PEDIR-LHE PERDÃO, AMAR SUA DOR, CHAMAR SALVADOR, SÓ A JESUS CRISTO..
AOS MEUS ÍDOLOS MEU APREÇO , MEU ABRAÇO. À JESUS MINHA DOR, MEU CANSAÇO

2 comentários:

Mirse disse...

Concordo com tudo! Um dia, Marcelo Novaes será reconhecido mundialmente. Espero estar viva para vibrar este momento.
Se não és poeta, o que é isso?

"CHAMAR SALVADOR, SÓ A JESUS CRISTO..
AOS MEUS ÍDOLOS MEU APREÇO , MEU ABRAÇO. À JESUS MINHA DOR, MEU CANSAÇO "

Lindo Wellington! Tão lindo quanto a poesia do olhar para um filho!

Beijos

Mirze

Moacy Cirne disse...

Um belo texto, meu caro.

Abraços.