quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

ROBERTO CARLOS








A diferença, a sutil diferença, entre fernando pessoa e eu se resume nisso: ele escreveu apenas um verso cretino. Sei que dentre os bilhões de leitores deste blog, fundamental para as letras universais surgirão os defensores do poeta, pessoas apressadas, a essas (a coisa mais ridícula que faço ao escrever, tirando a iniciativa de escrever, é achar que existam desocupados, mas tão desocupados, que se disponhem a ler o que escrevo). Fernando pessoa escreveu isso: “ tudo vale a pena se a alma não é pequena”. Não existe no céu, menos ainda em outro canto, quem me convença que isto não é frase de Roberto e Erasmo Carlos, que talvez até o próprio roberto se queixasse do verso, achando-o meloso.
Mas falei nele, esqueço fernando pessoa, que foi o precursor do Roberto Carlos. Volto ao rei, e antes que alguém ouse supor que ironizo o Roberto (coisa que abalaria sua incipiente carreira, afetaria a audiência do seu especial de fim de ano na globo, essas coisas...) esclareço: Roberto é um quase gênio de nossa música, como caetano veloso, e todos os grandes,com excessão do chico. O compositor Roberto Carlos é espetacular. O cantor insuperável.
Insuperável?
Amigo, vou de dostoievski, em uma frase muito da vagabunda: “o homem vai até onde pode ir”. Ele diz tudo. Não entendo de música, então acho Roberto superior a joão gilberto. E quer sinceridade?
Entre joão e banda calypso, fico com a segunda. E tenho absoluta convicção de que isto não faz de mim um iconoclasta, um refinado vanguardista, só mostra que sou debilóide. Mas nunca tive a cara de pau de dizer que gostava de joão. Voltando ao rei, digo sobre ele o que acho. Um compositor fantástico, com péssimos momentos, mas que não ofuscam o brilho do conjunto, um cantor espetacular, um intérprete que passa verdade e emoção no que canta, mesmo você sabendo que a suposta “emoção” é fabricada, arranjada, em músicas hediondas como “o taxista” ou coisas que o valham.
Tempos atrás, quando ainda bebia, com um amigo que ainda é meu amigo, será sempre, confabulávamos como seria aZ morte do Roberto Carlos, e toda vez era a mesma coisa, todo domingo. E nos debatíamos nesse assunto fúnebre, com um deleite enorme. Como seria o funeral do Roberto.
Mas já se vão 15 anos, e ele não morre, e parece que canta melhor, e está mais novo, com 1254788 aplicações de botox, mas, mais novo. E continua com sua indumentária breguíssima (blazer com tênis, e ombreiras gigantes) mas que nele ficam lindas. Então é isso, Roberto é o nosso ídolo maior, e quem não gosta dele bom sujeito não é.

3 comentários:

Mirse Maria disse...

Se me permite, discordo.

A sutil diferença entre Pessoa e você, é que você é alegre, tem a alma de criança. Pessoa, em: O LIVRO DO DESASSOSSEGO, mostra seu lado mais triste e humano. Foi um grande poeta, mas passava a vida num escritório. A poesia era para as hora vagas. Então há de ser respeitado. Pior que "tudo vale à pena se a alma não é pequena, " é: "O poeta é um fingidor..."

Quanto Ao Roberto Carlos, eu gosto, mas o pessoal erudito não gosta que eu goste. Tem músicas dele e do Erasmo fenomenais. Ou seja há momentos de muita inspiração e outros não, o que não acontece com o Chico.

João Gilberto, é chato, é perfeccionista ao extremo, mas ele não é tão ruim assim. Toca pra caramba, agora as letras.... : "SE VOCE DISSER QUE EU DESAFINO AMOR..." EIS AQUI ESSE SAMBINHA FEITO DE UMA NOTA SÒ. Percebe-se uma genialidade minimalista. Mas ele é bom também.

Roberto é isso aí mesmo que você diz. É o REI. E se faz respeitar por isso. Só a presença dele emociona. Como um mito.

Agora: "SOU UM NEGRO GATO DE ARREPIAR, é dose. Assim comparo o Roberto às teclas do piano ou às cordas do violão.

Quando ele está em sua fase "SUSTENIDO" ele arrasa. Ou em clave de fá.

Chega! já discordei demais

Adorei a postagem, porque atual e desperta valores como : O QUE É BREGA e O QUE NÂO È.

Beijos

Mirse

WELLINGTON GUIMARÃES disse...

MIRSE,



QUER UMA COISA BREGA?
LULA.
QUER UMA SOFISTICADA?
LUIZ GONZAGA.


UM BEIJO,

WELLINGTON

Mirse Maria disse...

Well,

Passando para desejar um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de sucesso e realizações!

Paz Saúde Prosperidade


Beijos

Mirse