quarta-feira, 15 de outubro de 2008

MISSA NO CIRCO








POESIA ALEGRE É TRISTE! É SEM SENTIDO. É MAIS OU MENOS COMO UMA MISSA REZADA NO CIRCO. MESMO QUE FALE DE COISAS BOAS E ALEGRES, TEM DE SER TRISTE, "PRA BAIXO". UM POETA QUE SE DISPÕE A FAZER VERSOS ALEGRES É HUMORISTA, NÃO MAIS QUE ISSO.
POESIA TRÁGICA NÃO É PARA TODO MUNDO, POESIA TRÁGICA É PARA POETAS.
NÃO CONFUNDIR POESIA PROSAICA COM POESIA PUERIL. MANUEL BANDEIRA ERA UM POETA PROSAICO, O MAIS´SIMPLES DOS POETAS, MAS UM DOS MELHORES.
VOCÊ PODE SER SIMPLES SEM SER SIMPLISTA, OBJETIVO SEM SER ÓBVIO, TRÁGICO SEM SER LACRIMOSO, ROMÂNTICO SEM SER BREGA. NÃO IMPORTA A MANEIRA, IMPORTA O TALENTO COM QUE SE FAZ REVELAR O POEMA.
MARCELO NOVAES É UM POETA TRÁGICO, PORQUE ASSIM É SEU TEMPERAMENTO POÉTICO, MAS QUE SÓ PODE SE EXPRESSAR DESSA MANEIRA(TRÁGICA) PORQUE ELE TEM ENORME TALENTO.
TALENTO SEMPRE FOI UMA COISA DE SE TER CUIDADO, DESPERTA INVEJA, DESPEITO OU O QUE É PIOR:IDOLATRIA BANAL.
OS ELOGIOS QUE FAÇO A MARCELO NÃO SÃO DE UM DE BANDA DE ROCK, SÃO ELOGIOS SINCEROS E QUE NÃO SE DIRIGEM A PESSOA DELE (EMBORA CONSIDERE ELE UM GRANDE CARA) PARA MIM "O ESCUDO, O ELMO E A SOMBRA" NÃO É UMA COISA DE MARCELO NOVAES, E QUE PORTANTO EU DEVO ADORÁ-LO POR ISSO, A POEMA É GRANDIOSO, ELE NÃO É O POEMA, ASSIM COMO CABRAL NÃO É "O CÃO SEM PLUMAS" , O POETA TEM CHILIQUES, CHATICES, ODORES, INDISPOSIÇÃO, VAIDADES, ENFIM, É COMO EU SOU.
UM POEMA GRANDIOSO NÃO FAZ O AUTOR MELHOR.
NÃO ESTOU ME EXPLICANDO, DIZENDO O PORQUE DE MINHA ADMIRAÇÃO, GOSTO DO QUE GOSTO, O TANTO QUE GOSTO, E NÃO DEVO SATISFAÇÃO DISSO. ELOGIO MARCELO PORQUE ELE É UM POETA MARAVILHOSO E DESCONHECIDO. AJUDO POUCO, PORQUE POSSO POUCO, E NÃO É UMA QUEIXA ISSO.
NINGUÉM PODE LER UM CARA QUE ESCREVE ASSIM E NÃO ADMIRAR. MAS PIOR QUE ISSO É TENTAR BOICOTAR, PORRA! SE NÃO PODE DEIXA QUEM PODE, SE NÃO VAI , DEIXA IR.
EU VOU FICAR PUTO PORQUE ELE ESCREVE MELHOR QUE EU?
NÃO. PORQUE TODO MUNDO TEM QUALIDADES INDIVIDUAIS QUE FAZEM A DIFERENÇA, ESSA É A GRAÇA. SE TODO MUNDO FOSSE ESCRITOR, NÃO HAVIA LIVROS, TODO MUNDO PALHAÇO , PARA QUE CIRCOS? TODO MUNDO VASCAÍNO NÃO HAVIA FUTEBOL.
ENTÃO CHEGA DE CONVERSA.

2 comentários:

www.mirzesouza.blogspot.com disse...

Muito bom, pra não dizer maravilhoso. É isso aí mesmo. Eu que coleciono Marcelo Novaes (seus poemas) às vezes esqueço que ele é gente.Principalmente quando releio "O escudo, o elmoe a sombra" e outros tantos como "A hora da grande aflição" que sou apixonada. Mas sou humana, e esqueço que ele é. Quando ele some como agora, sinto falta. Hoje parei e pensei nisso. E falei para mim: Mirse, deixa o homem descasar. Se fosse eu que fizesse um poema daquela magnitude, certamente precisaria dormir tres dias seguidos. Mas ninguém pode boicotar o Marcelo. Ou haverá uma guerra poético-civil.
Muito bom, amigo!
Só mesmo você! Viu o que aconteceu comigo porque coloquei na comunidade dois poemas dele?
Precisei mudar meu perfil.
É a vida injusta, cheia de inveja e ignorâncias. Fragilidades HUMANAS PERFEITAMENTE SUPERÁVEIS.
UM GRANDE ABRAÇO
MIRZE

Marcelo Novaes disse...

Olá!


Sumi. Meu irmão que mora no Canadá, esteve aqui, de segunda à sábado. Computador e quarto pra ele. Natural. Entre outras coisas ( aniversário, visitas ).Quem escreve, desperta algumas coisas. Em alguns. Que bom que vocês são dois desses! No mais, o poeta sua, etc e tal. Agradeço sempre essa atenção, a quem por aqui está. As vezes conversando. As vezes escrevendo. As vezes fazendo perguntas. Aprendendo. Outras, lendo os textos de vocês. Obrigado!



Abraços a ambos,





Marcelo.