sábado, 20 de setembro de 2008

JOÃO CABRAL DE MELO NETO

O CÃO SEM PLUMAS



A cidade é passada pelo rio
como uma rua é passada por um cachorro;
uma fruta por uma espada.
O rio ora lembrava a língua mansa de um cão,
ora o ventre triste de um cão,
ora o outro rio de aquoso pano sujo dos olhos de um cão.
Aquele rioera como um cão sem plumas.
Nada sabia da chuva azul,
da fonte cor-de-rosa,
da água do copo de água,
da água de cântaro,
dos peixes de água, da brisa na água.
Sabia dos caranguejos de lodo e ferrugem.
Sabia da lama como de uma mucosa.
Devia saber dos polvos.
Sabia seguramente da mulher febril que habita as ostras.
Aquele rio jamais se abre aos peixes,
ao brilho, à inquietação de faca que há nos peixes.
Jamais se abre em peixes.
Abre-se em flores pobres e negras como negros.
Abre-se numa flora suja e mais mendiga
como são os mendigos negros.
Abre-se em mangues de folhas duras e crespos como um negro.
Liso como o ventre de uma cadela fecunda,
o rio cresce sem nunca explodir.
Tem, o rio, um parto fluente e invertebrado como o de uma cadela.
E jamais o vi ferver (como ferve o pão que fermenta).
Em silêncio, o rio carrega sua fecundidade pobre,
grávido de terra negra.Em silêncio se dá:
em capas de terra negra,
em botinas ou luvas de terra negra
para o pé ou a mão que mergulha.
Como às vezes passa com os cães,
parecia o rio estagnar-se.
Suas águas fluíam então mais densas e mornas;
fluíam com as ondas densas e mornas de uma cobra.
Ele tinha algo, então, da estagnação de um louco.
Algo da estagnaçãodo hospital, da penitenciária,
dos asilos, da vida suja e abafada
(de roupa suja e abafada) por onde se veio arrastando.
Algo da estagnação dos palácios cariados,
comidos de mofo e erva-de-passarinho.
Algo da estagnação das árvores obesas
pingando os mil açúcares das salas
de jantar pernambucanas,
por onde se veio arrastando.
(É nelas, mas de costas para o rio,
que "as grandes famílias espirituais"
da cidade chocam os ovos gordos de sua prosa.
Na paz redonda das cozinhas,
ei-las a revolver viciosamente seus caldeirões de preguiça viscosa).
Seria a água daquele rio fruta de alguma árvore?
Por que parecia aquela uma água madura?
Por que sobre ela, sempre,
como que iam pousar moscas?
Aquele rio saltou alegre em alguma parte?
Foi canção ou fonte Em alguma parte?
Por que então seus olhos vinham pintados de azul nos mapas?


II. Paisagem do Capibaribe


Entre a paisagem o rio fluía
como uma espada de líquido espesso.
Como um cãohumilde e espesso.
Entre a paisagem (fluía)
de homens plantados na lama;
de casas de lama plantadas
em ilhas coaguladas na lama;
paisagem de anfíbios de lama e lama.
Como o rio aqueles homens são como cães sem plumas
(um cão sem plumas é mais que um cão saqueado;
é mais que um cão assassinado.
Um cão sem plumas é quando uma árvore sem voz.
É quando de um pássaro suas raízes no ar.
É quando a alguma coisa roem tão fundo até o que não tem).
O rio sabia daqueles homens sem plumas.
Sabia de suas barbas expostas,
de seu doloroso cabelo de camarão e estopa.
Ele sabia também dos grandes galpões
da beira dos cais
(onde tudo é uma imensa porta sem portas)
escancarados aos horizontes que cheiram a gasolina.
E sabia da magra cidade de rolha,
onde homens ossudos, onde pontes,
sobrados ossudos (vão todos vestidos de brim)
secam até sua mais funda caliça.
Mas ele conhecia melhor os homens sem pluma.
Estes secam ainda mais além de sua caliça extrema;
ainda mais além de sua palha;
mais além da palha de seu chapéu;
mais além até da camisa que não têm;
muito mais além do nome
mesmo escrito na folha do papel mais seco.
Porque é na água do rio que eles se perdem
(lentamente e sem dente).
Ali se perdem (como uma agulha não se perde).
Ali se perdem (como um relógio não se quebra).
Ali se perdem como um espelho não se quebra.
Ali se perdem como se perde a água derramada:
sem o dente seco com que de repente
num homem se rompe o fio de homem.
Na água do rio, lentamente,
se vão perdendo em lama;
numa lama que pouco a pouco também não pode falar:
que pouco a pouco ganha os gestos defuntos da lama;
o sangue de goma, o olho paralítico da lama.
Na paisagem do rio
difícil é saber onde começa o rio;
onde a lama começa do rio;
onde a terra começa da lama;
onde o homem, onde a pele começa da lama;
onde começa o homem naquele homem.
Difícil é saber se aquele homem
já não está mais aquém do homem;
mais aquém do homem ao menos
capaz de roer os ossos do ofício;
capaz de sangrar na praça;
capaz de gritar se a moenda lhe mastiga o braço;
capaz de ter a vida mastigada
e não apenas dissolvida
(naquela água macia que amolece seus ossos como amoleceu as pedras).



III. Fábula do Capibaribe


A cidade é fecundada
por aquela espada que se derrama,
por aquela úmida gengiva de espada.
No extremo do rio o mar se estendia,
como camisa ou lençol,
sobre seus esqueletos de areia lavada.
(Como o rio era um cachorro,
o mar podia ser uma bandeira
azul e branca desdobrada
no extremo do curso — ou do mastro — do rio.
Uma bandeira que tivesse dentes:
que o mar está sempre com seus dentes
e seu sabão roendo suas praias.
Uma bandeira que tivesse dentes:
como um poeta puro polindo esqueletos,
como um roedor puro,um polícia
puro elaborando esqueletos,
o mar, com afã, está sempre
outra vez lavando seu puro
esqueleto de areia.
O mar e seu incenso,
o mar e seus ácidos,
o mar e a boca de seus ácidos,
o mar e seu estômago que come e se come,
o mar e sua carne vidrada,
de estátua,seu silêncio,
alcançado à custa de sempre dizer a mesma coisa,
o mar e seu tão puro professor de geometria).
O rio teme aquele mar como
um cachorro teme uma porta
entretanto aberta, como um mendigo,
a igreja aparentemente aberta.
Primeiro,o mar devolve o rio.
Fecha o mar ao rio seus brancos lençóis.
O mar se fechaa tudo o que no rio
são flores de terra, imagem de cão ou mendigo.
Depois,o mar invade o rio.
Quer o mar destruir no rio suas flores
de terra inchada,tudo o que nessa terra
pode crescer e explodir,
como uma ilha, uma fruta.
Mas antes de ir ao mar
o rio se detém em mangues de água parada.
Junta-se o rio a outros rios numa laguna,
em pântanos onde, fria, a vida ferve.
Junta-se o rio a outros rios.
Juntos, todos os rios preparam
sua luta de água parada,
sua luta de fruta parada.
(Como o rio era um cachorro,
como o mar era uma bandeira,
aqueles mangues são uma enorme fruta:
A mesma máquina paciente e útil de uma fruta;
a mesma força invencível
e anônima de uma fruta
— trabalhando ainda seu açúcar depois de cortada —.
Como gota a gota até o açúcar,
gota a gota até as coroas de terra;
como gota a gota até uma nova planta,
gota a gota até as ilhas súbitas aflorando alegres).



IV. Discurso do Capibaribe



Aquele rio está na memória como um cão vivo
dentro de uma sala. Como um cão vivo
dentro de um bolso. Como um cão vivo debaixo dos lençóis,
debaixo da camisa, da pele.
Um cão, porque vive, é agudo.
O que vive não entorpece.
O que vive fere.
O homem, porque vive, choca com o que vive.
Viver é ir entre o que vive.
O que vive incomoda de vida
o silêncio, o sono, o corpo
que sonhou cortar-se
roupas de nuvens.
O que vive choca,
tem dentes, arestas, é espesso.
O que vive é espesso como um cão,
um homem, como aquele rio.
Como todo o real é espesso.
Aquele rio é espesso e real.
Como uma maçã é espessa.
Como um cachorro é mais espesso do que uma maçã.
Como é mais espesso o sangue do cachorro do que o próprio cachorro.
Como é mais espesso um homem do que o sangue de um cachorro.
Como é muito mais espessoo sangue de um homem do que o sonho de um homem.
Espesso como uma maçã é espessa.
Como uma maçã é muito mais espessa
se um homem a come do que se um homem a vê.
Como é ainda mais espessa se a fome a come.
Como é ainda muito mais espessa
se não a pode comer a fome que a vê.
Aquele rio é espesso como o real mais espesso.
Espesso por sua paisagem espessa,
onde a fome estende seus batalhões
de secretas e íntimas formigas.
E espesso por sua fábula espessa;
pelo fluir de suas geléias de terra;
ao parir suas ilhas negras de terra.
Porque é muito mais espessa a vida que se desdobra em mais vida,
como uma fruta é mais espessa que sua flor;
como a árvore é mais espessa que sua semente;
como a flor
é mais espessa que sua árvore, etc. etc.
Espesso,porque é mais espessa a vida que se luta cada dia,
o dia que se adquire cada dia
(como uma ave que vai cada segundo conquistando seu vôo).

3 comentários:

wellington guimarães disse...

viu só yarinha, elaine e mirse, é por textos assim que me sinto envergonhado quando vocês me chamam de gênio.

Mirse disse...

Pronto, parei de chorar! Wellington, só pessoas geniais como você, diante de uma vasta literatura, aponta e escolhe. Escolhe e compartilha textos como este. Isto é uma obra prima. Deus deve ter escrito pelas mãos de João. Fico imaginando o tempo de sua meditação diante do Capiberibe, o tempo de concluir idéias e o tempo de transpo´las para um papel. É Marceço tem razão! Gênio é isto. Gênio é João Cabral de Melo Neto e ponto final. Não haverá outro. Pena que não o conheci, mas quando morrer vou procurá-lo. Deve exixtir um céu de João. Deus preparou, com certeza. Difícil escolher entre os seus poemas um que seja melhor. Isto é VIDA, é ver VIDA pulsando em tudo e com Deus abençoando .
E este domingo, para mim, será abençoado por ter escolhido seu blog para vir primeiro.
Obrigada, por compartilhar. Isto não é comum hoje em dias de vaidades exacerbadas.
Parabéns, meu amigo.
BRILHANTE! GENIAL!!!!!!

Beijos

Mirze

Marcelo Novaes disse...

Bom...,


O Wellington, recentemente, disse ter sorrido à certa altura de um poema meu, onde eu falava da variedade de doces numa quermesse. E ele sorriu. Sorriu por ver minha mesinha de doces. Sorriu pela minha mistura de "frases eruditas com malandras" ( expressão que eu viria a usar, no dia seguinte, porque sou ligeiro...). Pois bem. Eu sorrio esse sorriso quando leio João Cabral de Melo Neto...




Abraços,




Marcelo.