quarta-feira, 24 de setembro de 2008

MINHA IRMÃ CHATA

MINHA IRMÃ É UM DAS PESSOAS QUE MAIS AMO NO MUNDO, TENHO QUATRO IRMÃS, TODAS MUITO QUERIDAS, MAS A MAIS VELHA E QUE FALEI QUE DISSE NÃO GOSTAR DO ROSA, SÃO ESPECIAIS.
DISSE QUE MINHA IRMÃ ERA INTELIGENTE, AGORA DIGO O PORQUE.
ELA CERTA VEZ MANDOU EU ABRIR UM LIVRO DE HISTÓRIA OU GEOGRAFIA E DESPRETENSIOSAMENTE COMEÇOU DIZER TUDO QUE ESTAVA ESCRITO NA PRIMEIRA PÁGINA, FRASE A FRASE, PALAVRA POR PALAVRA, E NÃO ERROU NADA. SE ELA TIVESSE DECORADO PROPOSITADAMENTE PARA ME IMPRESSIONAR EU SABERIA, MAS SEI QUE NÃO FOI O CASO. O QUE HÁ, E FALTOU EU DIZER NO POST ANTERIOR, É QUE SEMPRE ACHEI ELA (CUJO NOME EU ADORO: ANAMÉLIA ) ERA PARA MIM UM SER COM INTELIGÊNCIA MAIOR QUE A MINHA, PENSEI QUE COM A IDADE QUE ELA TEM, COM SUA SUPERIORIDADE DE EDUCAÇAO FORMAL, ELA SABERIA MUITO MAIS DO QUE SABE. PROVAVELMENTE PASSARÁ NO VESTIBULAR, SE FORMARÁ, E ÓTIMO QUE ASSIM SEJA, MAS GOSTARIA QUE QUE ELA NÃO FOSSE MAIS UM DESSES IDIOTAS QUE ACHAM ROSA UM CHATO, OU QUE NÃO VÊEM POESIA EM UM FILME COMO "AMACORD", E ACHAM POESIA COISA DE GENTE DESOCUPADA.
MINHA IRMÃ, EMBORA EU SEMPRE ELOGIE SUA INTELIGÊNCIA, TEM PARA COMIGO UMA ESPÉCIE DE "PÉ ATRÁS", ENTÃO AS VEZES BRIGAMOS POR COISAS TOLAS. SEMPRE VI NELA UMA CAPACIDADE DE CONCENTRAÇÃO QUE EU SEQUER PODERIA SONHAR( O QUE A POSSIBILITA ESTUDAR MUITO, COISA QUE NUNCA FIZ) VEJO TAMBÉM UMA CAPACIDADE COGNITIVA E UMA PERSPICÁCIA, ALIADA AO UM HUMOR ÁCIDO, DEBOCHADO, QUE FICARIAM MUITO BEM CASADO COM GRANDES LEITURAS DOS GRANDES GÊNIOS LITERÁRIOS.
ESSA SEMANA DISCUTIMOS, COISA QUE SÓ FAÇO COM ELA QUANDO ELA NÃO ME DEIXA OUTRA OPÇÃO, EU FUI GROSSO COM ELA, PORQUE ELA QUERIA DAR A ENTENDER QUE UM CURSO UNIVERSITÁRIO ERA UMA PROVA DE INTELIGÊNCIA INDISCUTÍVEL (ELA NÃO FALOU ISSO, MAS DEPREENDE-SE ISSO)ENTÃO EU DISSE QUE ISSO ERA UMA PIADA, DISSE QUE SHAKESPEARE NÃO ERA FORMADO E MESMO ASSIM ERA SHAKESPEARE. ELA ENTÃO ARGUMENTOU, DIZENDO QUE ENTENDIA MAIS DE HISTÓRIA DO QUE EU (O QUE É A MAIS PURA VERDADE) QUE NAQUELE TEMPO NÃO HAVIA UNIVERSIDADE, QUE POR ESSA RAZÃO, O BARDO NÃO HAVIA CURSADO UMA. LEMBREI DE UM ENSAIO QUE LI DE HAMLET, EM QUE O AUTOR DIZ QUE HAMLET SERIA UMA ADEPTO DE MARTINHO LUTERO PORQUE O PRÍNCIPE SE REFERE A WITEMBERG, ONDE FICAVA, CREIO EU, UMA UNIVERSIDADE. FOMOS AO GOOGLE E EU ESTAVA CERTO, DE FATO JÁ HAVIA UNIVERSIDADES NO TEMPO DE SHAKESPEARE, ELE TINHA MEIOS DE CURSÁ-LA E NÃO O FEZ POR NÃO QUERER MESMO.
MINHA IRMÃ É DE UM MAL HUMOR DELICIOSO, E SINCERAMENTE NÃO SEI SE ESCREVE-SE MAU HUMOR OU MAL HUMOR, ELA SABE, E SABE MUITO PARA SUA POUCA IDADE, MAS PODE IR ALÉM , MUITO ALÉM DE MIM(COMO ELA QUER) MAS PARA ISSO VAI TER DE REVER SUAS IDEIAS SOBRE ARTE E SOBRE GUIMARÃES, TANTO ROSA COMO EU, QUE NÃO CURSEI UMA UNIVERSIDADE, NÃO SOU SHAKESPEARE, MAS A BURRICE NUNCA FOI MINHA PARCEIRA, DIGAMOS QUE SOU UM AMIGO POBRE DA INTELIGÊNCIA, UM QUE PREFERE SER O ÚLTIMO NO REINO DOS CÉUS, A SER O PRIMEIRO NO INFERNO.
QUANDO MINHA IRMÃ NASCEU MEU PAI ME COBRAVA AFETO POR ELA, EU NÃO TINHA, NÃO GOSTO ESPECIALMENTE DE CRIANÇAS, E ELA ERA UMA CRIANÇA CHATA (AINDA É CHATA, MAS SUA CHATICE DE HOJE É UM CHARME, UMA FALSA CHATICE)
AGORA A AMO.

2 comentários:

Yara disse...

Adorei o texto como sempre...
Você e seus paradoxos meu caro filósofo...mantendo este habito de nos deixar no suspense e confusos até os ultimos minutos se estamos diante de um elogio ou uma critica...mas que no fim é o que dá o maior toque de veracidade nas tuas narrativas...o que nos faz sentir realmente especiais por apesar de tantos( e são sempre muuuitos)defeitos termos conseguido alcançar a sua graça...

TE ADOROOOO

www.mirzesouza.blogspot.com disse...

Descobri mais uma pequena fração de sua personalidade: a generosidade aliada à verdade. Este post está genial. Eu, se me fosse dado o direito da escolha, escolheria irmãs entre amigos. Não creio que os laços sanguíneos são os mais fortes. Pura balela. Digo isto porque tenho cinco irmãs, que me perseguem única e exclusivamente porque gosto de ler, sou curiosa e aceito e me abro para as melhores versões de escritores. Isto as irrita de tal modo, que não entendo. Procuro uma forma de conviver bem com elas, mas não encontro.
Por isto acho maravilhoso o seu relacionamento fraterno.
Parabéns Wellington!
Mais uma bela postagem. Adoro vir aqui.

Beijos

Mirze